adada
Curso Profissional de Restauração
P.a.p – Prova de Aptidão Profissional
Ruben Daniel de Almeida Rodrigues
Introdução
Capitulo I
Enquadramento Teórico
Índice
- História da restauração
- Casa de fados
- Tipos de restauração
- Tipos de serviço
- Brigadas de restaurante
- Higiene e segurança no trabalho
História da restauração
Definição
Um restaurante é um estabelecimento comercial destinado ao preparo e comércio de refeições, normalmente servindo também todo o tipo de bebidas. Normalmente consiste em uma sala com mesas ou um balcão onde os clientes se sentam, uma cozinha e outras áreas de serviço. A comida e bebida é servida por empregados de mesa .
Origem
O termo restaurante (do francês restaurant) surgiu no século XVI, com o significado de "comida restauradora", e referia-se especificamente a uma sopa. O uso moderno da palavra surgiu por volta de 1765 quando um parisiense conhecido por Boulanger abriu seu estabelecimento.
O primeiro restaurante como o conhecemos (com clientes escolhendo porções individuais no cardápio, aguardando na mesa) foi a "Grande Taverne de Londres", fundado em 1782 por Antoine Beauvilliers, na rua de Richelieu, em Paris, que permaneceu 20 anos sem rival.
Pousadas e Tavernas
Antes de existirem restaurantes, o único local (pousadas e tavernas) onde se podia adquirir comida pronta para consumo fora de casa era a cozinha de rua. Ela existe desde a mais remota antiguidade e persiste até os dias de hoje. Em alguns locais a sua estrutura pode ser bem simples, contando apenas com uma bancada onde são colocados os ingredientes e uma fonte de calor para preparar a comida. Em outros há modernos veículos com iluminação, refrigeração, fogão e balcão.
Apesar das pousadas e tavernas serem conhecidas desde a antiguidade, estes estabelecimentos eram voltados a viajantes e, em geral, o povo das