Arquitectura igreja santa maria de obidos
O nível inferior do portal em calcário rosado é rematado por cornija de óvulos e dentículos. De espelho almofadado, porta ladeada por colunas coríntias caneladas sobre pedestais, com nichos vazios no intercolúnio, sustentando friso decorado e arquitrave com pequenos rectângulos e óculos ovais. O nível superior compõe-se de núcleo rectangular com imagem ladeado por faixas rectangulares com cartela debruada por meios óculos e pilastras, rematado por frontões triangular central e laterais de cartelas ovais, volutas e pináculos. À esquerda a parede, recuada, é rasgada por 2 janelas.
Cada fachada lateral tem 3 janelas e portal mais despojado que o principal, típico do estilo-chão. O portal norte é de verga recta com entablamento saliente e frontão rectilíneo. O portal sul em arco perfeito de moldura almofadada é ladeado por colunas dóricas de capitel liso sobre pedestais de espelho, sustentando arquitrave com tríglifos e dupla cornija, encimado por frontão redondo de volutas e anjo revelado no tímpano, ladeado por aletas romanas.
Torre sineira de planta quadrangular, mais alta, recuada em relação à fachada principal e adossada à nave lateral direita. Debruada por cunhais de pedra aparelhada. Tem 3 janelas na fachada lateral e 4 ventanas na zona sineira. Duas cornijas iguais, uma separa o corpo da zona sineira e outra encima a torre com pináculos piramidais nos cantos. A cobertura, de alvenaria caiada, é em alto coruchéu piramidal oitavado de arestas encurvadas. A ela adossado surge oratório de portal coroado por frontão contracurvado.
De planta longitudinal de 3 naves, a central mais alta que as laterais e prolongada pela cabeceira, ligeiramente saliente, oratório, 3 capelas, baptistério, capela-mor, 2 capelas laterais, sacristia e coro-alto. O pavimento é de pedra ou tijoleira, as