mosteiro de alcobaça
Índice 1
Introdução 2
Arte Gótica 3
O Mosteiro de Alcobaça, Espaço e Tempo 4
Instalações do Mosteiro……………………….…5, 6, 7, 8 , 9, 10, 11
Caracterização arquitectónica do Monumento………….……….12
A história do monumento ..……………………………….…………13 A Arquitectura..…………….……………………………….....………14
Curiosidades .................................................................................15
Conclusão ……………….….………………………………………….16
Bibliografia e Infografia ……….……...……………………………..17
Algumas fotografias ………………………………………….18,19,20
Introdução
Neste trabalho vamos apresentar os aspectos importantes sobre o edifício em estudo (Mosteiro de Alcobaça), como a sua localização, a sua história, a sua função, o seu mecenas, as características deste maravilhoso edifício, as influencias que deixou e recebeu, entre mais informações relativas com o edifício e algumas curiosidades.
Vamos apresentar também uma introdução à Arte Gótica e a importância da mesma em Portugal.
Com este trabalho escrito, vai também um CD que contém um filme de 6:58 minutos chamado “O Telejornal JMF” que fala principalmente do interior do mosteiro, mais concretamente da igreja, a sua planta e as suas funções.
A Arte Gótica
A Arte Gótica surgiu nas proximidades de Paris, numa região chamada Ílede-France, ela foi um resultado da ascensão da Burguesia comercial e pelo desenvolvimento de Novas técnicas de Produção.
A arquitectura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa. A primeira das catedrais construídas em estilo gótico puro foi a de Saint-Denis, em Paris, e a partir desta, dezenas de construções com as mesmas características foram erguidas em toda a França.
A escultura gótica desenvolveu-se paralelamente à arquitectura das Igrejas e está presente nas fachadas, tímpanos e portais das catedrais, que foram o espaço ideal para sua realização. A escultura pode ser vista como um complemento à arquitectura