Resumo Agenda 21
A agenda 21 é um dos documentos que resultou da conferencia nas nações unidas, no Rio de Janeiro em 1992, há Rio 92 quando convocou se aquela conferencia gerou um plano de ação pra a transformação do modelo de desenvolvimento sustentável da agenda 21 nacional. A partir de 2003, a Agenda 21 brasileira não somente entrou na fase de implementação assistida pela CPDS, como também foi elevada à condição de Programa do Plano Plurianual, PPA 2004-2007, pelo atual governo, como programa, ela adquire mais força política e institucional, passando a ser instrumento fundamental para a construção do Brasil.
Teve como objetivo o desenvolvimento do país, introduzindo o conceito de sustentabilidade e qualificação , o ponto central nesse processo é o levantamento das prioridades e a integração do desenvolvimento de uma comunidade e a criação de um plano de ação .
Analisando a sustentabilidade e a integração dos aspectos ambientais, sociais, econômico e cultural, a agenda 21 é sem duvidas um importante caminho para as mudanças, a agenda Brasileira é um processo de planejamento participativo para o eco central da sustentabilidade e conservação do meio ambiente.
O resultado de uma vasta consulta a população brasileira na verdade trata-se de um instrumento fundamental para a democracia da cidadania participativa do país . Existem diferentes interpretações para o termo desenvolvimento sustentáveis. No entanto, o governo brasileiro adota a definição apresentada no documento Nosso futuro comum, publicado em 1987, também conhecido como Relatório Bruntland, no qual desenvolvimento sustentável é concebido como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
Principais temas tratados na Agenda 21
- Combate à pobreza.
- Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável.
- Sustentabilidade e crescimento demográfico.
- Proteção da atmosfera.