Resumo Agenda 21
A Agenda 21 é um documento, ou melhor, um instrumento criando com o objetivo de direcionar as nações para erradicação da miséria, igualdade entre povos, desenvolvimento global preservando e integrando o meio ambiente, governo, corporações e a sociedade. A Agenda 21 trás fundamentos a serem respeitados e deveres a serem seguidos no intuito de alcançar o desenvolvimento sustentável, podendo ser definida como um manual básico no qual cada capitulo deve ser discutido e posto em ação de maneira que saneiem de forma eficaz o problema de cada região e exercido por todos como proposto por Novaes (2005)É um processo de participação em que a sociedade, os governos, os setores econômicos e sociais sentam-se à mesa para diagnosticar os problemas, entender os conflitos envolvidos e pactuar formas de resolve-los, de modo a construir o que tem sido chamado de sustentabilidade ampliada e progressiva.
O capitulo 04 faz referência as mudanças dos padrões de consumo, pois bem, um dos principais fatores para degradação do meio ambiente é justamente o consumismo com a geração de insumos na produção, captação dos recursos naturais, assim como o descarte dos produtos não mais utilizados, a impossibilidade da reutilização e reciclagem. A maior parte desses insumos são destinados ao meio ambiente contaminado o ar, solo e água, agredindo os animais e causando doenças e prejuízos ao próprio homem.
O referido capitulo da agenda 21, propõem a criação de políticas de produção sustentável, como o consumo responsável, a reutilização dos produtos, reciclagem e destinação correta dos insumos finais. É possível a preservação do meio ambiente se houver integração, conscientização e mobilização e todos os setores, principalmente a sociedade a maior consumidora.