ABORTO
Cedo foi para Roma, a fim de completar a sua educação. Aí se dedicou essencialmente ao Direito e à Oratória.
Cícero construiu um dos mais importantes pilares do pensamento romano de sua época. Suas percepções filosóficas, morais, jurídicas e religiosas foram muito respeitadas pela idade antiga a qual teve grande infuencia na idade media e até os dias de hoje.
Representante da latinidade clássica, Cícero teve através dos séculos uma influência enorme. Na Idade Média - e até o século 18 - os homens cultos da Europa inteira falaram e escreveram a língua de Cícero, que, quando não precisa de efeitos retumbantes - como nas cartas particulares -, tem estilo elegante e coloquial.
Admirado e respeitado, possuía amigos por toda parte, não havendo lugar na Itália em que não fossem numerosos. Contudo, a sua vaidade e, sobretudo, as frases irônicas e mordazes de que frequentemente usava para ferir os que ousavam fazer-lhe sombra, acarretaram-lhe uma reputação de malignidade. De espírito fino e de um sarcasmo impiedoso, para tudo encontrava Cícero uma saída ou uma resposta: Em "Da República" defende, como sistema político ideal, um modelo misto de aristocracia e de governo popular. Fundamentando suas ideias, analisa e discute, sob a forma de diálogo, as características do verdadeiro homem público, igualdade de direitos, injustiça, tirania, o culto da família e do lar doméstico, a dissolução dos costumes gregos e romanos.
Foi o homem mais importante de Roma, ao lado de Marco Antônio. O primeiro como porta-voz do Senado e o segundo como cônsul. Só que os dois nunca tiveram uma relação amigável.