estudo de caso
As organizações utilizam-se da burocracia como meio de ganhar tempo, a mesma serve para organizar e controlar procedimentos de difíceis soluções, sendo assim acaba atrapalhando os processos simples. A burocracia é necessária em grandes organizações para determinação de normas das atividades. Adotam por vários motivos:
a) dá força ao modelo autocrático que muitas empresas e gerências preferem;
b) controla o comportamento das pessoas para o que é preciso ser feito;
c) dá ao trabalho uma característica de impessoalidade;
d) padroniza as tarefas e o resultado esperado.
e) arranja as atividades numa perspectiva racional.
As concepções da burocracia tiveram influência fundamental no estudo da Administração
Pública, que constitui o campo lógico e natural de aplicação destas concepções. Mas não é só nas repartições governamentais que o fenômeno burocrático se manifesta. Todos os tipos de atividades administrativas utilizaram a burocracia, isto é, o trabalho baseado em papéis e documentos movimentados em seqüência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional.
A teoria da burocracia se originou também da necessidade de organização das empresas, que cresciam em tamanho e complexidade de operação. Era necessário um modelo de organização racional que abrangesse muitas variáveis envolvidas, e também o comportamento dos participantes, aplicável não só à fábrica, mas a todas as áreas e formas de atividades das empresas.
O termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência.
2-
De acordo com Max Weber, os atributos da burocracia moderna incluem a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente