Obesidade Infantil
O QUE É?
A obesidade por ser classificada como acúmulo de tecido gorduroso localizado em todo o corpo é causada por doenças genéticas, endócrino, metabólicas ou alterações nutricionais. É uma enfermidade crônica que vem acompanhada de múltiplas complicações.
Um fator importante é o histórico familiar. Se o pai e a mãe forem obesos, a criança possui 80% de chances de desenvolver a obesidade, esse número cai para 40% se apenas um dos pais for obeso, e se nenhum dos pais possuírem tal enfermidade então essa criança terá apenas 7% de chances de se tornar uma pessoa obesa.
A idade de início: na infância- a partir de um ano de idade já podem desenvolver-se casos de obesidade com tendência de maior resistência na vida adulta.
Na idade adulta- mulheres frequentemente aumentam de peso na gestação durante os três primeiros meses de gravidez, os homens frequentemente aumentam de peso com mudanças de estilo de vida, como o casamento.
CAUSAS
Um fator importante que costuma contribuir para obesidade infantil é a falta de aleitamento materno. Pré-disposição, má alimentação, falta de atividades físicas, gula, muito tempo na frente do computador e/ou da televisão contribui para excesso de peso a longo prazo, portanto o ideal é ficar menos tempo nos aparelhos eletrônicos.
CONSEQUÊNCIAS
A obesidade causa problemas pscosociais como discriminação e aceitação diminuída, isolamento e afastamento das atividades sociais (em grupo), o que é visto pelos estudiosos como a pior consequência. Além de sofrerem bullying por parte dos colegas, crianças obesas tendem a desenvolver vários problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas, má formação do esqueleto, doenças respiratórias, diabetes tipo 2, colesterol e triglicerídeos elevados, hipertensão arterial, entre outras.
PREVENÇÃO
Alimentação saudável, adequada e balanceada, frutas e pratos coloridos são os melhores. Evitar excesso de gordura, óleos e doces. Além da prática de esportes