Obesidade infantil
ANA CARLA BERTOLINO DA ROSA
THAÍS TIEMI CARDOSO YOSHINO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE NUTRIÇÃO PARA A OCORRÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
ANA CARLA BERTOLINO DA ROSA
THAÍS TIEMI CARDOSO YOSHINO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE NUTRIÇÃO PARA A OCORRÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL
Trabalho de conclusão da disciplina de metodologia cientifica I, apresentado ao curso técnico em nutrição e dietética.
Professora e Orientadora:
Raissa Astolpho Boschetti
São José dos Campos
2013
RESUMO
A obesidade infantil hoje é um fato que vem sendo observado por toda sociedade mundial. As pessoas obesas estão focadas em sua maioria nos grandes centros urbanos e vem crescendo em nível elevados nos últimos 20 anos. A Obesidade é uma doença e na maioria dos casos é de genética, com o crescimento elevado da quantidade de crianças obesas, a sociedade mundial estuda uma forma de diminuir este crescimento, pois muitas gerações serão afetadas.
Observando a necessidade de implementar soluções para o controle da obesidade infantil, promovendo alimentação saudáveis para as escolas públicas.
Palavra-chave: obesidade infantil, políticas públicas, política de saúde.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVO 6
3. METODOLOGIA 7
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
1. INTRODUÇÃO
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é descrita como a patologia na qual o excesso de gordura se acumula no corpo de tal maneira que pode afetar a saúde. E a Política nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) executa os requisitos básicos para promover e proteger a saúde, tendo o compromisso de controlar os males da alimentação e nutrição encontrados no Brasil.
Constatou-se nos Estados Unidos entre a década de 70 a 80 que a obesidade nas crianças de 6 a 11 anos, aumentou mais de 40% , desta forma nos dias de hoje 25% das crianças americanas são obesas isto por reflexo do mau controle alimentar.
No