Contabilidade
Introdução
Ao registrar o patrimônio, a Contabilidade gera relatórios fundamentais chamados de Demonstrações Financeiras para a compreensão da realidade da empresa.
O primeiro e o mais básico apresentado pela Contabilidade sintetiza a visão do patrimônio de forma estática, fotográfica, que distingue bens, direitos de obrigações. Por apresentar a situação de equilíbrio, o patrimônio recebe a denominação de Balanço Patrimonial.
De acordo com o artigo 176 da Lei 6404/76, as demonstrações contábeis obrigatórias até 31/12/2007 eram: o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração das origens e aplicações de recursos e as notas explicativas.
Com a publicação das novas normas contábeis por força da Lei 11.638/2007, foi alterado, dentre outros, o artigo 176 da Lei das S/A, sendo que desta forma as demonstrações contábeis obrigatórias a partir de 01.01.2008 são: o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração do fluxo de caixa e a demonstração do valor adicionado, complementadas pelas notas explicativas.
Competência
Capacitar o aluno de uma compreensão ampla das técnicas de elaboração do Balanço Patrimonial (principalmente o grupo Ativo Permanente) e Demonstração do Resultado do Exercício, segundo o que determina a Lei nº 6404/76 e as alterações sofridas pela Lei nº 11.638/07.
Objetivo
Conhecer as técnicas de elaboração do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, de acordo com o que determina a Lei 6404/ 76.
AULA 01
1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS
O Balanço Patrimonial (BP) reflete a posição financeira em determinado momento, normalmente ao fim do ano ou de um período prefixado.
O BP é constituído de duas