ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Etapa 1
A evolução histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje incluindo os principais conceitos sobre Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada.
A Administração da produção é o ramo da ciência da administração que mais tem contribuído com as organizações industriais na melhoria dos materiais, processos e produtos, registrando ao longo da história uma fantástica evolução, constatamos importantes conhecimentos que consolidaram os tempos modernos. A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados poliam pedra em busca de um utensílio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta da maquina, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fabricas.
Tempos depois nestas fabricas surge a administração da produção que pode ser definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio das melhores decisões e responsabilidades advindas de seus gerentes de produção. Esta produção se concretiza por meio das operações que compõe as atividades da empresa capaz de produzir bens ou serviços que podem alterar em função da demanda, do volume, da variedade ou contato com o consumidor. Existem os principais conceitos como, por exemplo:
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Engenharia Simultânea. Utiliza-se do conceito de força-tarefa, mas procura também, de certa forma, "atropelar o processo". A engenharia simultânea prevê atividades paralelas,