Corrosão Alveolar
Corrosão Alveolar
Corrosão Alveolar
Corrosão alveolar é quando o desgaste provocado pela corrosão se dá sob forma localizada, com o aspecto de crateras. É frequente em metais formadores de películas semi-protetoras ou quando se tem corrosão sob depósito, como no caso da corrosão por aeração diferencial.
As causas da corrosão alveolar são muito diversas e estão geralmente ligadas ao estado de superfície da peça, à aeração, à composição do eletrólito, etc.
Pode-se produzir pela localização de íons halogênios em zona em que a capa passivadora ou protetora tenha sido violada. Com isso, um par eletroquímico é formado entre a superfície intacta do metal (cátodo) e a superfície pontual onde se alojou o halogênio (anodo). Considerando que a intensidade de corrente é pontual e inversamente proporcional à superfície anódica, a corrosão avança de forma rápida, destruindo o metal por perfuração. Estudos realizados têm permitido determinar a existência de um potencial pitting sobre o qual começa a desenvolver-se o tipo de corrosão aplicada. A fim de aumentar esse potencial, foram utilizadas ligas com maior conteúdo de molibdênio, como o AISI 317 e o ALLOY B6. Com isso, é possível assegurar que quanto maior a quantidade de molibdênio na liga menor é a probabilidade de ocorrer corrosão alveolar.Em muitas aplicações é praticamente inevitável a ocorrência desse tipo de corrosão; para minorar seus efeitos, recomenda-se manter a peça em bom estado de limpeza, com a superfície polida e livre de corpos estranhos aderentes, etc.
Esse tipo de corrosão também ocorre quando existem elementos desapassivadores no eletrólito, comoCloro ou Sulfato, por exemplo, que provocam o surgimento de pequenas áreas anódicas emrelação a grandes áreas catódicas vizinhas. Por isso a densidade de corrente é muito alta econcentrada num ponto, surgindo perfurações cuja profundidade é maior do que o diâmetro dabase.
Um exemplo de corrosão