Corros O De Metais
Oxirredução:
Muitos processos de oxirredução tem grande importância na vida diária segue como exemplo: a corrosão, fermentação, respiração, combustão entre outros. A oxidação dos metais é um tema de grande importância devido ao grande numero de aplicações que estes encontram na fabricação dos mais variados produtos. As reações de oxirredução ocorrem pela transferência de elétrons e constituem classe importante de reações químicas. As reações ocorrem por toda parte e constituem parcela da vida cotidiana. A corrosão é um exemplo de reação. O ferro e o aço dos carros, pontes e edificações oxidam-se e formam ferrugem, e também as estruturas de alumínio são corroídas. Muitos processos biológicos dependem de reações de transferências de elétrons. Por exemplo, o oxigênio que se expira é convertido em água e dióxido de carbono. O número de oxidação do oxigênio nas moléculas dos produtos (H2O e CO2) é -2, e então houve transferência de elétrons para as moléculas de O2, a fim de ser reduzidas. A maioria dos metais sofre corrosão quando exposto a atmosfera; quando eles reagem com oxigênio, vapor de água, dióxido de carbono, ou outro componente do ar formando um composto. Ouro e platina são metais nobres que estão entre os poucos metais capazes de manterem indefinidamente seu aspecto brilhante quando expostos ao ar. Estes metais dificilmente são oxidados, o que explica sua resistência à corrosão. A prata também é dificilmente oxidada, a temperaturas comuns, ela não reage com oxigênio ou com quaisquer outros dos principais componentes da nossa atmosfera.
Classificação
Todos os processos de corrosão podem ser identificados e classificados segundo o MEIO onde ocorrem e segundo a sua MORFOLOGIA.
Classificação segundo MEIO:
A) Corrosão Química: Casos onde os metais não reagem com meio não iônico. EX: Ocorre no caso de oxidação ao ar a alta temperatura.
B) Corrosão Eletro Química: Em todos os casos de corrosão ocorre a participação de íons