Revestimentos Metálicos
DEPARTAMENTE DE ENGENHARIA QUÍMICA
REVESTIMENTOS METÁLICOS
FERNANDO SCHVEITZER
GUILHERME HENRIQUE RODRIGUES
JOSNEL GARCIA DE CARVALHO
PROFESSORA MARIA INES NEVES SIQUEIRA
Ciências e Tecnologia dos Materiais
Joinville – SC
2014
INTRODUÇÃO
A corrosão metálica é um processo de deterioração de um material ou liga metálica devido à interação química ou eletroquímica com o meio de exposição, podendo estar associado a esforços mecânicos. O produto da corrosão é um elemento diferente do material de origem, e a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, como resistência mecânica, ductilidade, estética entre outros. A proteção contra a corrosão dos metais é empregada utilizando a interposição de uma barreira entre o metal e o meio. Para esta finalidade são utilizados revestimentos orgânicos (tintas), inorgânicos (revestimentos metálicos) ou uma combinação dos dois. A escolha do sistema de proteção dependerá de uma série de fatores, sendo um dos principais, o grau de corrosividade do meio. Neste trabalho abordaremos a proteção de materiais por revestimentos metálicos, que proporcionam o aumento da durabilidade de peças metálicas nos mais variados meios de trabalho.
CORROSÃO
O processo de corrosão pode ser definido como um processo de reações químicas heterogêneas ou eletroquímicas que geralmente ocorrem na interface ou superfície de separação entre o metal e o meio corrosivo. Essas reações causam a deterioração entre o material e o seu meio operacional pela interação físico-química, isso representa alterações prejudiciais indesejáveis, como o desgaste do material, variações químicas ou modificações estruturais, tornando-o inadequado para o uso (GENTIL, 1996).
Sabe-se que reações de oxidação-redução são as reações químicas quecedem ou recebem elétrons, assim associa-se os processos de corrosão com