nutrição
Secretaria de Saúde do Estado do Piauí
Maternidade Dona Evangelina Rosa
Estágio Curricular Supervisionado
SUMÁRIO:
Apresentação 1. Origem da MDER 2. Fundação do BLH no Brasil
3. Função do BLH- MDER
4. Objetivo
5. Conceitos
6. Atividades Desenvolvidas
7. Comentários críticos frente ao estágio
8. Conclusão
9. - Referências bibliográficas
10. Anexos Apresentação
Estágio curricular supervisionado pela nutricionista Célia Regina, feito para demonstrar o progresso alcançado pelos alunos de Técnico em Nutrição e Dietética no período entre agosto e setembro de 2012, no Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa e que contém todo o andamento do estágio, as atividades desenvolvidas e as experiências adquiridas ao longo desse estágio.
E que também consta a origem da MDER e do BLH no Brasil e na Maternidade Dona Evangelina Rosa e alguns procedimentos que são de suma importância dentro do BLH e de grande responsabilidade dos profissionais que executam uma profissão.
Portanto consta de várias informações que são indispensáveis a apresentação deste relatório.
Origem da Maternidade Dona Evangelina Rosa
A MDER localizada na região sul da cidade de Teresina-Pi foi inaugurada pelo governador e médico, Dr. Dirceu Mendes Arcoverde, em 15 de julho de 1976 juntamente com o Dr. Jurandir Mendes Soares Burlamaqui da Silva na Secretária de Obras. Sua estrutura física pré-moldada bem como todos os equipamentos e materiais necessários para seu funcionamento foram adquiridos na Inglaterra.
Na época de sua inauguração era a única maternidade pública da cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, localizado na região nordeste brasileiro. Nos seus trinta e seis anos de existência têm passado por reformas ambientais e estruturais. Sua capacidade de leitos quando foi inaugurada era de 240 leitos obstétricos e ao longo dos anos foram acrescidos oito leitos perfazendo um total de 248 leitos