Transgênicos
Bioética e Segurança Alimentar -
Transgênicos
Primavera do Leste, 01 de Dezembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Os transgênicos são produzidos pela modificação genética. A modificação genética ou transgenia, é uma técnica de biotecnologia. Eles surgiram na década de 1970, quando foi criada a técnica do DNA recombinante.
O intenso avanço da pesquisa biotecnológica provoca hoje uma crescente mobilização da sociedade e entidades de classe em torno dos alimentos transgênicos ou seja organismos geneticamente modificados (OGM). Grande têm sido as controvérsias sobre esse assunto, onde companhias, governos, ambientalistas e pesquisadores ainda não chegaram a resultados conclusivos sobre os possíveis danos dos transgênicos.
O domínio do conhecimento é essencial para se obter o poder de negociação, nesse ponto de vista, o desenvolvimento da ciência é a base da sobrevivência do ser humano e da melhoria da qualidade de vida. O maior questionamento sobre o tema é a forma de como essa ciência tem sido conduzida, e como ela pode contribuir para o desenvolvimento e evolução do mercado.
No Brasil, a discussão a respeito dos riscos dos alimentos geneticamente modificados (OGMs), nas ultimas décadas, provoca a manifestação de diversos segmentos sociais, como vem ocorrendo em todo o mundo. A sociedade tem a informação insuficiente a respeito do assunto, e as empresas que estão envolvidas com a nova tecnologia, também, não realizam a devida divulgação a respeito do tema.
1 BIOÉTICA E SEGURANÇA ALIMENTAR- TRANSGÊNICOS
O cultivo de plantas transgênicas, assim como o consumo humano e animal de seus derivados, é um evento recente, revestindo-se de interesses, impactos e conflitos múltiplos, constituindo um tema sobre o qual predominam as discussões científicas, éticas, econômicas e políticas nesta transição de século. Mundialmente há um debate sobre os impactos dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) na saúde humana e