Nutrição
Catalase positivo = ou seja, são capazes de produzir a enzima catalase e assim converter o peróxido de hidrogênio (que é altamente tóxico para as células) em água e oxigênio.
Coagulase positivo = ou seja, são capazes de produzir a enzima coagulase responsável pela formação de coágulos (coagulação do plasma sanguíneo, similar à coagulação natural). Impedindo a cascata normal da coagulação do plasma. Deposição de fibrina na superficie dos estafilococos.
Piogênicas = infeccionam e produz de pus.
Fibrinolisina ou Plasmina = degrada o fibrinogênio e a fibrina, não deixando o sangue coagular.
Fibrina = proteína responsável pela formação do coágulo. Rede de fibrina que une as plaquetas, os leucócitos e as hemácias. Importantíssima no estancamento do sangue.
Fibrinogênio = proteína plasmática que se converte em fibrina.
Desoxirribonuclease = impede a formação do DNA.
Hialuronidase = é uma enzima que tem a capacidade de hidrolisar o ácido hialurônico que se localiza no interstício celular (tecido conjuntivo). Esse ácido tem a propriedade de manter as células aderidas (preenche os espaços entre células e fibras); age como lubrificante e como barreira à penetração de particulas estranhas. Por ação da hialuronidase, esse polímero é transformado em pequenos fragmentos, diminuindo sua viscosidade, facilitando a difusão dos componentes antigênicos para o interior das células.
Protease = degrada as proteínas. Ocorre o desdobramento de proteínas
Lipase = degrada os lipídeos. Ocorre o desdobramento de gorduras
Estafiloquinase = enzima que desmancha a rede de fibrina – o coagulo
Leucocidina = toxina formadora de esporos. Matam os leucócitos. Alfa Hemolisina = libera hemoglobina das hemácias, matando-as. Toxinfecção = quando pode-se ingerir o micro-organismo com a toxina ou somente a toxina. Sudorese = perda de água e eletrólitos pelo suor. Prostração = enfraquecimento, cansaço ao extremo. Abcesso = Acumulo de pús no