Extração da cafeína.
2. OBJETIVO:- Extração da cafeína de refrigerantes do tipo cola.
3. RESUMO:- A cafeína e um alcalóide que são substancias orgânicas e que provocam efeitos fisiológicos característicos no organismo humano. Sendo considerada como a substancia psicoativa mais consumida em todo o mundo. Por apresentar controvérsias quanto aos seus efeitos adversos na saúde ela vem sendo estudada.
4. INTRODUCAO:- Cafeína é um alcalóide farmacologicamente ativo pertencente ao grupo das metilxantinas. Na natureza, é encontrada em mais de 63 espécies de plantas, associada a outros dois compostos do mesmo grupo: a teofilina e a teobromina. É hoje considerada como a substância psicoativa mais consumida em todo o mundo, por pessoas de todas as idades, independente do sexo e da localização geográfica. Através de suas fontes comuns na dieta, que são chá, café, produtos de chocolate e refrigerantes, o consumo mundial de cafeína é estimado em mais de 120.000 toneladas por ano. Entre os alimentos que contém este alcalóide, o café é o que mais contribui para a sua ingestão. A relação entre o consumo de cafeína e o possível desenvolvimento de algumas doenças tem despertado há muito tempo o interesse de cientistas. Apesar de não existirem evidências de que a ingestão de cafeína em doses moderadas (~300 mg/dia) sejam prejudiciais à saúde de um indivíduo normal, esta substância vem sendo continuamente estudada pois ainda persistem muitas dúvidas e controvérsias quanto aos seus efeitos adversos na saúde. A cafeína faz parte do grupo das bases de purina. A purina, em si, não ocorre na natureza, mas inúmeros derivados são biologicamente significativos. As bases deste grupo que tem importância farmacêutica são todos derivados metilados da 2,6-dioxipurina (xantina).
A cafeína é a 1,3,7-trimetilxantina. É sintetizada dos mesmos precursores da Coffea arábica que dão origem às bases de purina. As drogas desse grupo são: café, cafeína, guaraná, cola, mate, chá,