Fatores de produção
Segundo a economia os recursos produtivos ou fatores de produção são os principais componentes utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens e serviços necessários para a nossa vida.
A cada momento novos desafios para o mundo da economia vêm surgindo. Um deles é satisfazer as necessidades humanas, o que é determinado bem econômico, seja ele, um bem material ou bem imaterial que possa ter repercussão no mercado. É através dessas necessidades humanas que a Economia entra em campo para responder as indagações seguintes: “O que, Quanto, Como e Para Quem produzir”.
Em relação o que produzir, primeiro temos que fazer uma análise geral da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda somente interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. Feito estas análises agora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que proporções serão colocadas à disposição da sociedade. A principal variável que podemos relacionar com “o que e em que quantidade” é através da demanda. Pois devido este fator podemos estudar o comportamento da coletividade, ou seja, saber quais produtos estão satisfazendo as necessidades humanas no mercado e em que proporções.
O outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o processo de produção.
Os principais fatores produtivos são: * Terra: é considerado como um fator de produção primário e representa a terra utilizada na produção agrícola e pecuária, a terra para implantação de edifícios e outras construções, os recursos minerais e outros tais como o ar e a água; * Trabalho: tal como a Terra, é considerado como um fator de produção primário; representa não apenas o tempo de trabalho humano dispendido na produção, mas também as capacidades e conhecimentos das pessoas utilizados na produção; este fator produtivo é geralmente considerado