fatores de produção
O que produzir?
Como produzir?
Para quem produzir?
Estás três perguntas são o que fazem cada empresa escolher o seu público alvo, seus produtos a serem produzidos e seus métodos para alcançar estes.
Esta situação de escassez não é vista somente com produtores de bens, nós mesmos vivemos algo parecido todos os meses. Nós recebemos um valor mensal por termos trabalhado durante todo o mês e essa renda é quem nos sustenta. Se tivermos um conjunto de gastos menor do que nossa renda podemos viver confortavelmente, porém se nossos gastos (e as vezes nossa vontade de consumir) forem maiores que a renda teremos uma situação deficitária, ou seja, iremos gastar mais do que possuímos.
Mas uma vez respondida estas três perguntas, quais os fatores de produção de uma empresa?
A resposta a esta pergunta envolve milhares de variáveis que podem ser aplicadas não só a empresas, mas também as pessoas. Para a maioria dos economistas existem três grandes fatores de produção na sociedade:
1- Recursos naturais (Terra):
Podem ser considerados recursos naturais todos aqueles que vierem da natureza e puderem ser incorporados em atividades econômicas. Os recursos naturais podem variar em quantidade e qualidade para cada país e também podem ser mensurados pela extração deles (por exemplo o petróleo que em países mais tecnológicos é extraído de forma mais rápida, barata e eficiente).
2- Mão de obra (Trabalho):
A mão de obra considerada como fator de produção restringe se somente aPopulação economicamente ativa (PEA) pois é ela que tem a capacidade de transformar a matéria prima (Recursos naturais) em produtos acabados.
3- Capital:
Este é o fator de produção que mais qualifica ou melhora o resultado do bem final. Diferente do uso comum para a palavra capital (utilizada como quantia de dinheiro), quando se fala no fator de produção Capital estamos falando do conjunto de estruturas que a sociedade dispõem para a produção de fato. Máquinas,