Fatores de Produção
Os fatores de produção podem ser entendidos como a quantidade de recursos necessários à produção de bens e serviços que visam atender as necessidades humanas. Esses fatores de produção na atualidade estão divididos em cinco tipos de recursos. São eles: a terra, o capital, o trabalho, a tecnologia e o administrativo.
Por fator de produção “Terra”, denomina-se a quantidade de recursos naturais existentes e disponíveis na natureza que podem ser utilizados para a produção de quaisquer tipos de bens visando atender as necessidades humanas. Esses recursos naturais podem ser de origem animal, vegetal, mineral, fluvial, marinho, etc. Estão incluídos entre esses recursos, por exemplo: os peixes, as aves, as florestas, o espaço aéreo, as jazidas minerais, os rios, lagos, etc.
Por fator de produção “Trabalho”, conceitua-se como sendo todo esforço humano seja ele físico ou intelectual, que visa produzir um bem ou serviço necessário ao atendimento das necessidades humanas.
Para definir “Capital”, entendemos como a quantidade de bens produtivos como máquinas, equipamentos, instalações, pontes, estradas, rodovias, ferrovias, empresas, instituições educacionais, etc. que são utilizadas na produção e no transporte de bens e serviços também, necessários à satisfação das necessidades humanas. Existem dois tipos de capitais bem definidos e diferenciados entre si que são: o capital produtivo, que é traduzido sob a forma de bens e serviços, como foi descrito acima, e o capital financeiro, que pode ser traduzido como a quantidade de recursos financeiros necessários para dar impulso e continuidade, pode-se dizer assim, ao processo de produção.
A movimentação dos bens e serviços pela sociedade dará origem ao fluxo real, e a movimentação dos recursos financeiros por essa mesma sociedade dar-se-á origem ao fluxo nominal.
Por “Recurso Tecnológico” conceituamos o emprego de técnicas inovadoras que tendem a minimizar custos, aumentar a produtividade e