Fatores de produção
A riqueza social depende de alguns fatores produtivos,sem os quais não pode ser realizada. A economia considera tradicionalmente,três fatores da produção, a saber:
A terra, ou natureza:
Representada pela soma de todos os recursos naturais que podem ser utilizados e transformados pelo homem.
O trabalho:
Representado pelos recursos humanos aplicados nas atividades de utilização e transformação dos recursos naturais, visando a produção de bens e serviços.
O capital:
Assume a forma de dinheiro, matérias-primas, equipamentos e instalações, aplicados na produção, de forma a gerar riquezas.
Estes três fatores são determinantes da riqueza social, porém alguns autores defendem que é necessário um outro fator capaz de alavancar os outros três ,o qual denominam de Gerência empresarial "administração". De nada adianta possuir vários recursos e em abundância se estes são mal administrados.
Muitos países possuem parcos recursos e estão em situação de riqueza social melhor que outros com mais recursos.
Comparando alguns países verificamos que, por exemplo: O Brasil possui muito mais recursos que o Japão, porém o Japão consegue gerar maior riqueza.
A RIQUEZA SOCIAL: BENS E SERVIÇOS:
Para produzir tudo o que necessita, o Homem transforma a natureza constantemente, através do seu trabalho e da sua inteligência.
Economicamente,riqueza é o conjunto de bens que dispõe uma determinada sociedade em determinada época.
Podemos definir um bem como qualquer objeto, entidade, recurso, serviço que tenha:
-uma utilidade social
-valor de troca,permitindo sua transferência para outrem
-raridade, limitação e ou escassez
São exemplos de bens:Alimentos,roupas, habitações,jóias, livros, eletrodomésticos, atividades financeiras,atividades médicas etc.
ORGANIZAÇÃO "EMPRESA"
Defini-se organização como a unidade produtora ou organismo econômico através do qual são reunidos e combinados os fatores da produção, tendo em vista o desenvolvimento de um determinado ramo