Topografia
PROJEÇÃO CILÍNDRICA o plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre.assim, tranfere-se os paralelos e meridianos do globo ao cilindro, que por sua vez, abre-se ao longe de um meridiano, dando forma a um plano.
Vantagem: representam a terra por inteiro em um único mapa
Desvantagem: regiões próximas aos polos ficam distorcidas e bastantes exageradas.
Projeção cônica
A superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas convergentes para os polos.
Vantagem: muito utilizada na representação de partes da superfície terrestre para cartografar continentes ou países de latitude média, sobretudo de grandes extensões. Ex: Europa, EUA.
Desvantagem: distorções aumentam conforme o afastamento do paralelo de contato com o cone.
Projeção azimutal, plana ou zenital
Confeccionado a partir de um ponto qualquer tangente a superfície terrestre.
Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos, retos que se irradiam do polo. As É utilizada principalmente, para representar as regiões polares e na localização de países na posição central.
Vantagens: Usada principalmente para cartografar as áreas dos polos e regiões próximas e também países na posição central.
Desvatagens: deformações aumentam com o distanciamento do ponto de tangência
GEÓIDE
Em 1828, Gauss introduziu um modelo aperfeiçoado da figura da terra, que posteriormente, em 1873, Listing nomeou o termo geoide.
Em 1828, C.F. Gauss introduziu um modelo aperfeiçoado da figura da Terra, mas o termo geoide foi criado em 1873 por J.F. Listing. O geoide é limitado por uma superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que coincide com o nível médio não perturbado dos mares. Em cada ponto o vetor gravidade será perpendicular à superfície. Pode-se imaginar a superfície geoidal prolongada através dos continentes. Ela tem um formato