Fatores de Produção
“A economia é a ciência que estuda a escassez das coisas”. Mas efetivamente falando, como podemos explicar a frases dita acima?
Um bom modo de abordarmos este assunto é tentando relacioná-lo com o nosso dia a dia.
Sabemos que a vontade do ser humano é infinita. Sempre estamos querendo algo a mais do que temos no momento, isso é natural, pois é humano .Sabemos também que as coisas tangíveis em nosso planeta são finitas ou seja são escassas.
A pergunta que fica no ar é: como uma vontade infinita pode ser preenchida com um número finito de coisas? Ou como um número finito de produtos contentam uma vontade infinita por eles?
Se nós estamos sempre querendo uma coisas e às outras pessoas as mesmas coisas, como as indústrias podem produzir bens suficientes para todos nós?
Não podem! E é por isso que em economia se estuda as máximas:
O que produzir?
Como produzir?
Pra quem produzir?
Para a maioria dos economistas existem grandes fatores de produção na sociedade e sobre eles que vamos falar:
Recursos Naturais (Terra)
Podem ser considerados recursos naturais todos aqueles que vierem da natureza e puderem ser incorporados em atividades econômicas . Os recursos naturais podem variar em quantidade e qualidade para cada país e também podem ser mensurados pela extração deles( por exemplo om petróleo que em países mais tecnológicos é extraído de forma mais rápida, barata e eficiente).
Mão de Obra (trabalho)
A mão de obra considerada como fator de produção restringe se somente a População economicamente ativa(PEA) pois é ela que tem a capacidade de transformar a matéria prima em produtos acabados.
Capital
Este é o fator de produção que mais qualifica ou melhora o resultado do bem final.
Diferente do uso comum para a palavra capital( utilizada como quantia de dinheiro), quando se fala no fator de produção Capital estamos falando do conjunto de estruturas que a sociedade dispõem para a produção de fato. Máquinas, prédios e equipamentos podem