Lixo tecnologico
O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento sobre a composição, os perigos que oferecem e a maneira correta de descarte de pilhas e baterias (lixo tecnológico), entre crianças da 5ª série de uma escola de ensino público e uma escola de ensino particular, na cidade de Mundo Novo, Ms, Brasil. Do total de crianças que cursam a 5ª série em um colégio particular e no Colégio público, retirou-se um percentual de 10% e aplicado uma pesquisa em forma de questionário contendo 10 questões abordando de maneira geral e simplificada o tema Lixo Tecnológico. O resultado desta pesquisa foi comparado entre as duas escolas, observando-se que os alunos da escola particular, possuem um conhecimento bem mais apurado em relação aos alunos que estudam na escola pública, porém em ambas foi observado que apesar de a maioria conhecer os perigos e o mal que pode causar ao ambiente, um pequeno percentual destas crianças tem o hábito de descartarem suas pilhas e baterias em um posto de coleta, ficando claro que a população ainda não está consciente de que o simples ato de proceder a um descarte correto destes materiais pode evitar um mal maior no futuro.
Lixo tecnológico, Lixo, Pilhas, Baterias.
INTRODUÇÃO
O equilíbrio da natureza pode ser alterado tanto pela ação humana como por processos naturais. A lava que escorre de vulcões em atividade pode destruir cidades inteiras, matando animais, vegetais e habitantes desprevenidos; as enxurradas provocadas pelas chuvas carregam nutrientes do solo, tornando-o pobre para a agricultura, os incêndios causados por raios destroem o solo fértil das matas, da mesma maneira que as queimadas provocadas pelo homem (CRUZ, 2002).
Segundo James (1997), os animais e plantas que morrem nestes desastres naturais, apodrecem, se decompõem e transformam-se em substâncias que são reaproveitadas pela própria natureza. Assim, na natureza o que é lixo em