Asean - politica internacional
O objetivo deste trabalho é o de oferecer uma visão geral sobre a história do bloco econômico da ASEAN, sua economia, objetivos e metas, suas ultimas negociações que estão trazendo vantagens e benefícios aos países que compõe o bloco e também aos países parceiros com criações econômicas de livre comércio.
A ASEAN Associação das Nações do Sudeste Asiático é composta atualmente por dez países tendo mais três como observadores. O objetivo principal desse bloco econômico visa acelerar o crescimento financeiro da economia interna além de fomentar a paz e a estabilidade das regiões e também de assegurar a estabilidade política e acelerar o processo de desenvolvimento. Com parcerias externas está demonstrando grandes interesses com parte da Europa, Ásia-Pacífico e América. Em suas ultimas negociações a ASEAN esta buscando acordos com o MERCOSUL e através desses acordos organizou a instalação no Brasil, de um escritório da empresa de investimentos globais de Cingapura com o objetivo de relacionar uma estratégia e assim reforçar as relações comerciais entre os dois blocos. Essa parceria vem mostrando resultados significativos, mas com objetivos de superar nos próximos anos.
História
Fundada em 8 de agosto de 1967, a "Declaração de Bangkok" deu origem a ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, uma organização que uniria cinco países (Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia) em um esforço conjunto para promover a cooperação econômica e o bem-estar de seus povos, sua matriz se localiza em Jacarta na Indonésia. Após repetidas tentativas mal sucedidas em passado, este evento foi um feito único, acabando com a separação e distanciamento dos países desta região que resultaram desde os tempos coloniais, evitando contato com os países vizinhos. Em janeiro de 1984 juntou-se o Brunei, em julho de 1995 o Vietnam, em julho de 1997 Laos e Mianmar e em abril de 1999 o Camboja. No entanto ainda existe o interesse de mais dois países em