A integração na Ásia
Resumo A ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) é um bloco econômico, criado em 8 de agosto de 1967. A composição do bloco é por dez países do sudeste asiático. Este bloco possui um acordo de cooperação econômica com a UE (União Européia). A sede do bloco é na cidade de Jacarta, capital da Indonésia. Embora o objetivo principal do bloco seja o desenvolvimento econômico, ele apresenta também propostas nos campos sociais e culturais.
A APSC (The ASEAN political and security community) tem como objetivo assegurar que os países da região possam viver em paz uns com os outros e com o mundo em um ambiente justo, democrático e harmonioso.
Introdução
Devido às dimensões geográficas da Ásia, é colocado um impasse para a viabilização de integração deste bloco.
O complexo econômico é formado pelos seguintes países: Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja. Surge em 1967, sob a liderança da Indonésia, país que abriga a sede do bloco, em sua capital, Jakarta.
A criação da zona de livre comércio tem grande significado neste processo. Começou a ser implantada no ano de 1992. De forma gradativa, ainda está em processo de implantação. Há um acordo para a redução de tarifas, de produtos não agrícolas, no comércio entre os países membros.
A questão da proteção e segurança de uma instituição no bloco econômico
A zona de livre-comércio tem o objetivo de aumentar a competitividade comercial na região, ampliando o comércio de mercadorias.
A ASEAN tem como objetivo estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros, visando o crescimento econômico, criar condições de estabilidade política e econômica na região, para permitir um ambiente mais propício ao comércio, proporcionar a integração cultural e o desenvolvimento social na região.
A Ásia possui áreas de conflitos e de vulnerabilidade à intemperes naturais. Por isso,os países