ASEAN
A ASEAN- (associação de nações do sudeste asiático) é um bloco econômico que foi criado em 08 de agosto de 1967. É composto por 10 países-membros do sudeste asiático e 2 são observadores em processo de adesão ao grupo, sendo eles: Indonésia, Tailândia, Malásia, Cingapura, Filipinas, Vietnã, Mianmar, Brunei, Camboja, Laos e os observadores: Papua-Nova Guiné, Timor-Leste. Este bloco possui um acordo de cooperação econômico com a UE (união Europeia). A sede do bloco fica na cidade de Jacarta, capital da Indonésia. Embora o objetivo principal do bloco seja o desenvolvimento econômico, ele apresenta também proposta nos campos sociais e culturais.
2. ASEAN
2.1 CONTEXTO GERAL
Situada na região do mundo, que apresenta as maiores taxas de crescimento no atual cenário mundial, conhecida como deflator mundial em virtude da vasta força de trabalho e mão de obra com baixo custo, e população como um imenso potencial de consumo. Figurando entre as organizações com maiores perspectivas de crescimento, a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) foi fundada em 8 de agosto de 1967. No início, o objetivo principal era proteger as nações que assinaram o acordo da influência socialista, na época da Guerra Fria, já que na região existiam algumas nações que eram adeptas do regime comunista, mais precisamente o bloco dos países da Indochina (Vietnã, Camboja e Laos).
Em 1967 as nações que participaram da fundação do bloco foram Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia. Alguns anos depois o minúsculo país, mas um grande exportador de petróleo, o Brunei, ingressou no grupo, e já nos anos 90 após o fim da Guerra Fria, juntaram-se ao bloco Vietnã, Camboja e Laos.
Algumas peculiaridades devem ser analisadas em relação a este bloco, como a forma que se organiza e a maneira que utiliza para conquistar seu espaço no mercado internacional, criando um regionalismo desenvolvimentista entre suas economias, como