Antropologia
Os sociogramas são usados para explicar a estrutura de uma organização, seja esta grande ou pequena. Também se trata de uma ferramenta que permite analisar o funcionamento das redes fraudulentas, por exemplo.
O sociograma é uma técnica sociométrica, ou seja, uma técnica que permite medir/avaliar as relações sociais entre os integrantes de um grupo humano, onde os respectivos elementos seconhecem, têm objectivos em comum e se influenciam mutuamente.
Graficamente, um sociograma representa as relações interpessoais através de pontos (os indivíduos), os quais estão ligados por uma ou mais linhas (as relações interindividuais).
O gráfico obtido permite visualizar as relações de afinidade, detectar subgrupos dentro do grupo principal e localizar os líderes sociométricos (as pessoas mais influentes). Desta forma, consegue-se actuar sobre o grupo para activar potenciais vínculos/laços ou desactivar os já existentes.
O sociograma é portanto uma ferramenta bastante usual na área da sociologia, que é a ciência que estuda os grupos sociais. Com este tipo de técnicas, a sociologia analisa as relações que os sujeitos mantêm uns com os outros e com o sistema, e o grau de coesão que existe na estrutura social.
Os métodos da sociologia podem ser qualitativos (com descrições detalhadas de situações, comportamentos e pessoas) ou quantitativos (quando dizem respeito a características e variáveis que possam ser representadas por valores numéricos).
A sociometria é uma técnica de avaliação das relações grupais com origem em Jacob Levi Moreno (1889 – 1974), que estuda os grupos sociais a partir das atracções e rejeições manifestados no seio de um grupo (santos, Aragão, Amaral, & Mascarenhas,