nutrição
Faculdade de Ciências da Saúde, Porto, Portugal
Ciências Farmacêuticas - 3.ºano/2.ºsemestre
O “Mini-consultório” de Nutrição
Disciplina: Nutrição e Dietética
Data de apresentação: Março de 2009
Índice
Resumo
Os alimentos fornecem diferentes nutrientes, o que enriquece o dia alimentar de cada pessoa. Para uma alimentação saudável é fundamental a variedade e uma boa selecção de alimentos.
Este trabalho tem como objectivo analisar a composição nutricional de diferentes alimentos, como o leite, o ovo, a couve galega, a laranja e o chocolate e analisar inquéritos realizados a estudantes. Conclui-se com este trabalho quais são as necessidades de energia na idade adulta e a quantidade que se deve ingerir de cada alimento.
Abstract
Introdução
Para uma alimentação saudável é fundamental a variedade. Quanto mais variada for a selecção alimentar, melhor.
Os valores de energia médios aconselhados para adultos saudáveis variam geralmente entre as 1800 e as 2500 calorias, dependendo do estilo de vida de cada pessoa, designadamente do dispêndio em actividade física. Nas mulheres, os valores médios variam geralmente entre as 1500 e as 1800 calorias e nos homens podem variar entre 2000 e 2500 calorias. É totalmente desaconselhado manter um plano alimentar que forneça menos de 1200 calorias, no caso das mulheres, e menos de 1500 calorias nos homens, abaixo destes valores as necessidades nutricionais fundamentais podem não estar asseguradas.
Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes o que, potencialmente, enriquece o dia alimentar de cada pessoa. Ao optar por hábitos alimentares mais saudáveis, não tem que abdicar daqueles alimentos menos saudáveis de que tanto gosta. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do seu dia a dia alimentar. Produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas são alimentos ricos em