Projeto Saúde Ambiental Novo
Viviane Melo Chaves
Revitalização da Lagoa Manoel Caculé
Guanambi, 02 de Dezembro 2014
1. Introdução
O presente estudo procurou apresentar a importância da existência de lagoas dentro dos municípios, os quais produzem uma grande melhoria no clima, promovendo umidade do ar, o qual é extremamente importante para a qualidade do ar.
A principal causa da poluição de rios, lagos e lagoas são iguais no mundo inteiro; o crescimento exponencial da população exige mais exploração dos recursos naturais acima da capacidade de recuperação natural do ecossistema. Quanto mais pessoas se acomodam numa cidade, mais água é consumida, mais esgoto é lançado, mais lixo é descartado, e mais indústrias aparecem.
As cidades que não tem planejamento e estrutura para esse crescimento desordenado, acabam descuidando do meio ambiente, o que leva à desmatamentos, poluição do ar, ilhas de calor, surgimento de lixões, proliferação de doenças, poluição das águas, entre outros problemas.
Em alguns locais, a poluição é ocasionada pelo uso das águas dos corpos hídricos para irrigação da agricultura e atividades industriais, que devolvem a água impura, com resíduos químicos que reduzem a qualidade da água. Algumas cidades estão sofrendo a redução dos seus corpos hídricos
As cidades privilegiadas com a presença de rios, lagos e lagoas em seu território, não sabem aproveitar o potencial desses corpos hídricos para a qualidade de vida da região. Pelo contrário, a maioria dessas cidades utiliza essas águas para despejo de esgoto, lixo e até de substâncias químicas.
São três tipos de contaminação da água. A contaminação química, física e biológica. A contaminação química consiste em metais pesados, proveniente de indústrias, produtos sintéticos como adubos da agricultura e resíduos como fenóis e hidrocarbonetos, compostos do petróleo. A poluição física nada mais é que os sedimentos provenientes de lixo, esgotos, e outros