TRABALHOS
QUEIMADA
Material: bola de vôlei ou de borracha, de tamanho médio.
Local: terreno plano, de forma retangular, demarcado por linhas que deve ter mais ou menos 16 m de comprimento por 8 m de largura, sendo dividido em dois campos iguais, por uma linha reta e bem visível traçada no solo. O tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores.
Participantes: vinte ou mais.
Estimula: movimento, destreza, domínio e cooperação.
O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
Cada time fica situado em um campo e um dos jogadores de cada lado deverá ser colocado atrás da linha de fundo do campo adversário.
A partida do jogo é iniciada com o apito do instrutor, assim um jogador do partido a quem coube a bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário.
PEGA-PEGA
Faixa etária: acima de quatro anos
Local: praia, quintal, quadra de esportes, condomínio, etc.
Estimula: velocidade, coordenação motora, agilidade e atenção.
Participantes: mais de cinco
O jogo começa elegendo um dos participantes como o pegador. Este, dado um sinal, passa a perseguir os outros jogadores. Quem for alcançado primeiro passa a ser novo pegador. Por sua simplicidade, não há limites para criar regras para este jogo.
MORTO-VIVO
Faixa etária: acima de cinco anos
Local: praia, praça, quintal, condomínio, salão de festas.
Estimula: agilidade, condicionamento físico, coordenação motora, atenção, concentração e expressão corporal.
Participantes: mais de dois
Um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores.
Quando o líder disser: "Morto!", todos ficarão agachados. Quando o líder disser: