Ramos da estatistica
• Discreta:
Ex: Número de alunos em salas de aulas.
• Contínua:
Ex: Altura.
• Nominal:
Ex: Sexo(masculino e feminino).
• Por posto:
Ex: Primeiro, segundo e terceiro lugares.
06) Os ramos da estatística são o descritivo, o probabilístico e o inferencial. Para cada um desses ramos, dê um exemplo.
• Descritivo:
Ex: Idade média de um grupo de alunos.
• Probabilístico:
Ex: A proporção de vezes que ocorre a face, lançando-se um dado dez vezez.
• Inferencial:
Ex: Sabor de um frango assado. Nunca se come todo o frango para se identificar o seu sabor e, sim, apenas um pedaço (amostra).
07) Dê um exemplo de aplicação simultânea dos três ramos da estatística;
Para se identificar o nível de preferência de um grupo de eleitores por um determinado candidato basta extrair uma amostra deste grupo, considerando-se, necessariamente, todas as características da população em questão. Suponhamos que o sexo é uma variável que influencia no resultado desta preferência. Neste caso, vamos imaginar uma popução de 800 eleitores dos quais 320 são mulheres e 480 são homens. Como proceder? Determinar através de técnicas específicas, o número de pessoas que serão entrevistadas. No caso, suponhamos que este número seja de 120 entrevistas. Determinar a proporção que represente o número de mulheres e os de homens, na população em questão, haja vista o fato de que o sexo interfere nos resultados. No caso dos homens, esta proporção é de 60% e a das mulheres atinge 40%.
Tendo-se como referência o total global da amostra, devem ser entrevistadas:
0,40 . 120 = 72 mulheres e 0,60 . 120= 48 homens.
Após a coleta dos dados e a aplicação adequada dos procedimentos estatíticos, em função do ramo utilizado, estará disponível um elenco de informações que permitirão identificar este nível de preferência.
08) Os tipos de séries estatística são a temporal ou cronológica, a geográfica ou