Teoria do Conhecimento - Johannes Hessen
Johannes Hessen foi um filósofo alemão do século XX, era formado em teologia e filosofia e era um dos representantes da filosofia católica. Ele desenvolveu a teoria neo-kantionas, tendo por base ensinamento de Santo Agostinho, porém muitas de suas obras foram cassadas pois ignorava ensinamento de Tomas de Aquino e ideias socialistas.
A Teoria do Conhecimento de Hessen problematiza a seguinte questão: Como adquirir conhecimento?
Essa é uma interpretação do objeto que foi analisado e a partir dessa interpretação se tem uma descrição exata do objeto. Ao analisar e descrever esse objeto utiliza-se o método fenomenológico. Esse método é utilizado para descrever o fenômeno do conhecimento que busca uma interpretação e explicação filosófica, relaciona seus elementos (objeto, imagem e sujeito) e as esferas (psicológica, lógica e ontológica). Compõe os elementos da teoria o objeto que é o que está sendo estudado, o que foi apreendido, o sujeito que é responsável pela apreensão do objeto, e a imagem que é o meio pelo qual o sujeito apreende o objeto, o raciocínio.
Para Johhanes Hessen no processo do conhecimento o sujeito e objeto encontram-se lado a lado, o sujeito não consegue apreender o objeto sem se transcender a ele, sem sair de si, o objeto se conserva na sua posição, pois o que é analisado pelo sujeito é as propriedades no objeto, portanto o sujeito sai de si, estuda as propriedades do objeto e retorna a si mesmo enriquecido das propriedades do objeto.
As esferas que compõe o processo do conhecimento são a esfera psicológica que é totalmente direcionada para o sujeito, que estuda o curso dos processos psicológicos, sem se importar com o objeto. Já a esfera lógica é direcionada pra a imagem, estuda as estruturas lógicas, ela é responsável por analisar se o raciocínio do sujeito conhecedor está de acordo com a imagem, sem dar importância com a relação da imagem com o objeto. E a esfera ontológica é focada