O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO IDOSO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 SERVIÇO SOCIAL 6
2.2 SERVIÇO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 14
3 CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 29
INTRODUÇÃO
O presente estudo se insere na temática acerca do papel do Serviço Social na melhoria da qualidade de vida e saúde do idoso.
Compreende o estudo uma abordagem acerca do papel e da intervenção do Assistente Social na melhoria da qualidade de vida dos idosos, à luz das previsões constitucionais, do Estatuto do Idoso e das políticas públicas relacionadas na dimensão desse grupo social. Com isso, entende a necessidade da proteção das pessoas idosas amparadas legalmente por meio de uma existência segura, com dignidade e de forma igualitária perante todos os cidadãos na sociedade. Desse modo, fica evidenciado que o Poder Público, a população, as organizações sociais, as famílias e toda a coletividade deve desempenhar realmente o ajustado no Estatuto do Idoso.
O presente estudo recebeu motivação com a constatação de que o Brasil é um país que demonstra um quadro de envelhecimento em grande evolução nas últimas décadas.
Numa perspectiva universal, a história do envelhecimento da população é apresentada de forma cadenciada.
Nos termos da Constituição Federal de 1988, é considerado idoso no Brasil só quem atinge 60 anos de idade. E, segundo estimativas oficiais, existe em torno de 17,6 milhões de idosos brasileiros e na região Nordeste apresenta um índice de envelhecimento de 17.73%. Segundo dados do IBGE, o país será o quinto em aumento de idosos no ano de 2020 e esses dados tem relação com a necessidade da preparação da sociedade para alcançar a longevidade com saúde e melhoria da qualidade de vida para um envelhecimento ativo.
Em conformidade com as previsões vigentes do Estatuto do Idoso, deu-se a consolidação d os direitos já assegurados na Constituição Federal, instituindo penas severas contra o desrespeito ou abandono dos cidadãos da terceira idade, conforme disposto nos arts. 9º e 15º