nutrição
Os alimentos de origem vegetal apresentam dois tipos de compostos, os nutrientes (carboidratos, proteínas, vitaminas) e os não nutrientes (fitoquímicos). Os nãos nutrientes possuem atividade biológica promotora da saúde, como atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e hipocolesterolêmicas. Entre estes pode-se destacar as isoflavonas da soja.
Os derivados da soja, como farinhas desengorduradas, isolados, concentrados e texturizados proteicos são muito utilizados na indústria alimentícia por conta de suas propriedades funcionais. Esses produtos contêm boas quantidades de isoflavonas, que representam uma estratégia alternativa e promissora na prevenção e/ou tratamento de doenças hormônio-dependentes, incluindo câncer, sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e osteoporose. (BARBOSA et al;2006)
A soja é utilizada por pessoas ao redor do mundo, sendo mais comumente utilizada na Ásia. É considerada uma opção importante para as pessoas que optam pelo vegetarianismo. Os adeptos deste estilo de vida tem como argumento fundamental seu uso milenar na China e no Japão, entretanto, não dedicam sua atenção ao fato de que a população desses países consome principalmente derivados fermentados, além de peixes e vegetais, enquanto, que na dieta ocidental, consomem-se derivados processados, associados a uma dieta rica em carnes e pobre em vegetais. Além disso, no oriente, a soja é usada como complemento normal da dieta e não como substituto de carnes.
A mais antiga referência sobre soja seria atribuída ao imperador