A PRÁTICA DA CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA
PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Aluno: Adriano Teles da Silva – Mat. 11/0023277
Curso: Educação Física
Email: teles_adriano@hotmail.com
Outubro de 2012
A PRÁTICA DA CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA
Por
ADRIANO TELES DA SILVA
Relatório apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina Práticas Corporais e Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília
Prof. Dr. Alexandre Jackson Chan Vianna
Outubro de 2012
RESUMO
Este trabalho consiste numa pesquisa etnográfica, tendo como metodologia a observação participante e a realização de entrevistas. A população estudada foi um grupo de prática de capoeira na comunidade do setor leste da Região Administrativa do Gama, Distrito Federal. Por meio da convivência com os atores envolvidos, pode-se observar que a capoeira significa para eles muito mais do que uma arte marcial, um esporte ou um grupo de dança. A Capoeira é, para aqueles professores, crianças e adolescentes, um instrumento de inserção social e multiplicação de valores e princípios morais necessários a uma sociedade harmônica; é uma filosofia de vida.
INTRODUÇÃO
A etnografia é por excelência um método de pesquisa qualitativa utilizado pela Antropologia. Sua base estrutural está no contato inter-subjetivo entre o pesquisador e o seu objeto, que pode ser qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito.
Como este trabalho faz parte da disciplina de Práticas Corporais, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, o foco será a análise das interações estabelecidas pelos praticantes de uma prática corporal e seus significados culturais. No nosso caso, a prática escolhida foi a Capoeira.
Para uma melhor compreensão dos dados colhidos na pesquisa, é conveniente que, antes de iniciar a análise do grupo,