Nutrição
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS
CURSO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
RENAN PEREIRA DA SILVA
ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE SEGURANÇA DO USO DA TAURINA
CUIABÁ – MT
2014/1
RENAN PEREIRA DA SILVA
ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE SEGURANÇA DO USO DA TAURINA
Trabalho apresentado à Disciplina de comunicação e lingüística, da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Mato Grosso, sob orientação da Profª Juliana Peçanha.
CUIABÁ – MT
2014/1
SEGURANÇA DO USO DA TAURINA COMO INGREDIENTE DE ALIMENTOS E BEBIDAS
JULIANA LIMA PEÇANHA¹
RENAN PEREIRA DA SILVA²
RESUMO: o presente trabalho busca conhecer os efeitos benéficos e maléficos do uso da taurina para estabelecer sua segurança de uso como ingredientes em alimentos e bebidas. Neste trabalho teremos como base, vários estudos feitos com taurina para comprovar sua toxicidade e estabelecer o limite de ingestão diária do alimento (IDA) e sua dose letal (Dl). Existem vários estudos realizados com a taurina inclusive em seres humanos e sabemos que a taurina já é usado como ingrediente de muitos produtos, inclusive em bebidas energéticas, portanto vamos analisar a segurança do uso da taurina com base nesses trabalhos.
PALAVRAS CHAVES: estudos com taurina, uso da taurina
INTRODUÇÃO
A taurina é um ácido aminosulfônico, um composto análogo a um aminoácido que ao invés do grupo ácido carboxílico COOH, contém um grupo de ácido sulfônico SO3H. Em pH 7, a molécula existe como um zwitterion, onde o grupo NH2 terminal da molécula está sob a forma de NH3+ e, no extremo oposto, há um grupo SO3-. Isto proporciona à molécula duas extremidades polares e um centro de cadeia carbônica apolar, permitindo um grande número de ligações possíveis. Excepcionalmente para um composto biológico, a taurina não apresenta quiralidade.
As bebidas energéticas são produtos que levam