MODELO DE TRABALHOS SEGUNDO NORMA BNT
FELIPE DA C. SOUSA COSTA
AS CLASSES SOCIAIS NA ECONOMIA
GOIÂNIA
2014
FELIPE DA C. SOUSA COSTA
AS CLASSES SOCIAIS NA ECONOMIA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Economia e Mercado
Referente ao I semestre
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO;
As classes sociais são grupos amplos, em que a exploração econômica, opressão política e dominação cultural resultam da desigualdade econômica, do privilégio político e da discriminação cultural. Numa sociedade organizada, não basta a constatação da consciência social para a manutenção da ordem, pois a existência social é que determina a consciência. Em outras palavras, os valores, o modo de pensar e de agir em uma sociedade são reflexos das relações entre os homens para conseguir meios para sobreviver. Em se tratando de dominação de classe, estabelecer estratos sociais conforme o grau de distribuição de poder numa sociedade é tarefa bastante árdua, porque o poder sendo exercido sobre os homens, em que uns são os que o detêm enquanto outros o suportam, torna difícil considerar que esse seja um recurso distribuído, mesmo que de forma desigual, para todos os cidadãos.
Conceito de Classe Sociais
Uma sociedade é sempre dividida em camadas sociais e um dos termos mais frequentes para descrever isto é o conceito de classe social. A classe social vem tradicionalmente das camadas socioeconômicas, isto é, dividindo a sociedade segundo renda e propriedade de capital. Fazer uma análise de classe social numa sociedade é uma forma de visualizar as estruturas de poder que realmente existem, e não como às vezes parece: dividir as pessoas entre melhores ou piores.
O conceito de classe que mais frequentemente aparece nas discussões é o conceito marxista, baseado em duas classes sociais em permanente conflito; a classe