Nutrição
Definição: Conjunto de órgãos responsáveis pela formação e eliminação da urina. A urina corresponde a um fluido produzido durante a filtração do sangue e representa o principal meio utilizado pelo organismo para excreção de resíduos originados pelo metabolismo das células.
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.
O sistema urinário é formado por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
RINS:
Definição: Órgão par e retroperitonial, responsável pela filtração do sangue e formação da urina.
Os rins são órgãos pares, em forma de grão de feijão, situados no abdome, a cada lado da coluna vertebral, ocupando a região lombar, estando o direito em posição inferior ao esquerdo, em virtude da presença do fígado á direita.
Os rins apresentam duas faces, anterior e posterior e duas margens, medial ( côncava) e lateral (convexa), são envolvidos por uma cápsula fibrosa e ao redor da cápsula fibrosa existe a cápsula adiposa. Na margem medial côncava de cada rim, encontra-se uma fenda vertical – o HILO RENAL.
FUNÇÕES DOS RINS:
Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, com as outras partes do sistema atuando, principalmente, como vias de passagem e áreas de armazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem: Regulação da composição iônica do sangue; Regulação do volume sanguíneo; Regulação da pressão arterial; Regulação do pH do sangue; Liberação de hormônios; Regulação do nível de glicose no sangue; Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
GLÂNDULAS SUPRA RENAIS:
Glândula responsável pela