A Sociologia weberiana e a Educação
1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
Segundo os pensamentos de Max Weber, a educação institucional se tornou burocrática e por demasiado racional fazendo com que seus alunos não tenham liberdade para construir um pensamento próprio. Ela usa um modo de ensino já pré-estabelecido e inflexível, transformando o professor em um “treinador” e não em um “vendedor de verdura” carismático como dita Max. Isso traz um processo de massificação intenso, transformando a escola em uma espécie de fábrica e o aluno o produto no qual o objetivo é se tornar um modelo que supra as necessidades sociais, criando assim um ser sem opções.
Para Max é aqui que se culmina o sofrimento humano, esta falta de liberdade é a causa da maioria dos problemas da atualidade, mas em vista Weber traz uma solução, para ele este problema pode ser resolvida com carisma e equilíbrio.
2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
O principal objetivo da educação é trazer ao aluno um conteúdo que incentiva a liberdade de reflexão. O professor deve adotar uma ética não partidária na sala de aula onde a sua opinião política não venha fazer parte do conteúdo apresentado, e caso opine que tenha a honestidade de dizer que o está fazendo. O professor deve se manter neutro em sala de aula e fora dela também dando ao aluno a possibilidade de questionar, refletir e decidir. Somente assim o professor estaria ajudando na racionalização de nossa cultura.
As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares
1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua