Nutrição
Marilda V. dos S. Silva
Rosalina J. Sodré
Cleutom Araújo
Atividade Cardápio
28/04/2012 Uruaçu-Go
Faculdade Serra da Mesa
Enfermagem
Nutrição
Atividade Cardápio
Atividade apresentada como requisito p/ avaliação parcial da disc. de Nutrição, sob orientação da profª Ludimila Rogado.
28/04/2012 Uruaçu-Go
Atividade:
“As proteínas são a matéria-prima da multiplicação celular. O fornecimento da quantidade diária não é crítica, pois são fartamente encontrados na natureza. A realidade é que precisa-se de menos proteínas do que se imagina. Uma criança de 3 anos de idade, por exemplo, necessita de 16g por dia e, para alcançar esse valor, basta que ela consuma a quantidade mínima indicada para o leite ou iogurte, ou seja, de 500mL.”
Planejamento Alimentar
Profª Vivian Pupo de Oliveira Machado
1. Segundo o texto acima, o consumo de proteínas na alimentação infantil é maior do que o necessário. Por que são indicados 2 ou 3 alimentos do grupo de carnes e leguminosas, que também são fontes de proteínas?
A resposta é que esse grupo é também a melhor fonte de ferro. Por isso, segundo o texto Planejamento Alimentar escrito pela Professora Vivian Pupo de Oliveira Machado, 2009, seguindo as recomendações da pirâmide alimentar, a quantidade mínima de proteínas é alcançada facilmente. Para não exagerar nesse nutriente, dê para a criança pequenos pedaços de carne. Um pequeno bife, por exemplo, contém em torno de 15 gramas de proteínas. A quota diária de proteínas para crianças de 4 a 6