Diistúrbiios do comportamento alliimentar
3583 palavras
15 páginas
Escola Superior de Tecnologia e Gestão Engenharia Biomédica Unidade Curricular : PatologiaDistúrbios do Comportamento Alimentar
Trabalho Realizado por: Natalino Andrade Nicole Fidalga Sérgio Rodrigues
6 de Fevereiro de 2013
10Junho 2010 Junho 2010
Observação
Nos dias de hoje a obsessão pelo peso e/ou pela magreza atingiu níveis incalculáveis, devido à tirania da época da imagem, levando a um acréscimo preocupante de dietas ditas milagrosas, medicamentos de alto risco e consequentemente, ao aparecimento de mais casos de doenças de comportamento alimentar.
Bulimia
Bulimia, o que é?
A Bulimia nervosa é uma disfunção ou distúrbio alimentar grave. Caracteriza-se por episódios de ingestão compulsiva que consistem em comer, num curto período de tempo, uma quantidade anormalmente grande de comida, com a sensação de perda de controlo. Tem maior incidência, a partir da adolescência e prevalência de 3 a 7% da população, mas pode começar ainda mais cedo ou na idade adulta. 90% dos casos de bulimia ocorre em mulheres. Uma pessoa “normal” consome diariamente de 2000 a 3000 calorias, porém quem sofre de bulimia pode ingerir de 10000 a 20000 de cada vez e ocasionalmente até 50000.
Bulimia, o que é?
Nestes episódios os doentes ingerem habitualmente comida que consideram “proibida” como doces e hidratos de carbono. De seguida têm sentimento de culpa. Para “compensar” o ganho de peso, fazem exercício físico de forma desmedida; vomitam o que comem e usam em excesso medicamentos, tais como, laxantes e diuréticos. Outras vezes jejuam por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comer compulsivo, e muitas vezes entram num repetitivo ciclo de intensa restrição alimentar alternadas com excessos de comida.
Bulimia, o que é?
Os pacientes manifestam insatisfação com o seu próprio corpo e desejos de serem mais magros. Habitualmente tem um peso normal (ou ligeiramente acima ou abaixo do peso normal), mas