Análise da técnica de multiplexação ofdm
Análise da Técnica de Multiplexação OFDM
a) Análise do módulo transmissor: A- Símbolos da mensagem modulados em 4-QAM: O gráfico acima representa os símbolos da modulação 4-QAM, onde a parte superior apresenta a parte real da mensagem (Q) e por sua vez a parte inferior apresenta a parte imaginária (I).
B- Transformada inversa de Fourier dos símbolos: Como pode-se observar acima temos a representação do resultado da inversa de Fourier do sinal amostrado, com isso obtemos a ortogonalidade de todas subportadoras, possibilitando um melhor aproveitamento da banda de frequência.
C- Passagem de tempo discreto para tempo contínuo: Nesta análise verifica-se que o sinal amostrado é transladado do tempo discreto para o contínuo, ou seja, conversão de digital para analógico, para com isso seja possível o envio do sinal em alta frequência.
D- Filtro passa-baixas: Nestes dois gráficos temos representado o sinal já transformado de discreto para contínuo, porem há um grande ruído em alta frequência, o qual será eliminado após a passagem do filtro passa baixa. No segundo gráfico o sinal está plotado em dB. Acima está representada a reposta em frequência do filtro projetado no matlab, observa-se que o mesmo começa a atenuar o sinal a partir de 10 Mhz. Estes gráficos demonstram a efetividade do filtro, onde os sinais já multiplexado em OFDM e filtrado estão prontos para serem modulados e transmitidos. Está representado no tempo. Os sinais representados nos dois gráficos anteriores no domínio do tempo estão agora plotados no domínio da frequência, com esta representação pode observar a eliminação do ruído.
E- Sinal modulado em amplitude pela portadora fc: Após todo processo de OFDM e filtragem os sinais são modulados em amplitude, para tão estes são multiplexados por um sinal senoidal com frequência conhecida. Este gráfico representa tais sinais no domínio do tempo já modulados em