Nutrição
1. O que é semanário alimentar e o que este instrumento investiga?
R: É um método que consiste em registrar, por escrito, durante uma semana ou sete dias os tipos e as quantidades de alimentos e bebidas consumidos, informando o modo de preparo, local, horários, quantidade de pessoas presentes, humor, fome e saciedade antes e após as refeições, os horários de dormir e acordar, qualidade do sono e atividade física. O Semanário Alimentar possibilita a pesquisa observacional sem a influência do pesquisador ou do observado.
2. A história dietética é um tipo de inquérito dietético que pode ser utilizado com quais objetivos?
R: Com o objetivo de fornecer informações sobre a ingestão usual, dados sobre o consumo quantitativo e qualitativo levando em consideração as modificações sazonais, descreve o consumo usual de alimentos e/ ou nutrientes em relação a um período de tempo relativamente longo, estima a prevalência do consumo e de hábitos inadequados e planeja políticas nacionais de alimentação e nutrição.
3. Qual a principal função do método de avaliação do consumo alimentar por análise de duplicata das porções?
R: Ele consiste em coletar, em um recipiente, uma porção idêntica dos alimentos que serão consumidos pelo indivíduo, durante um período de tempo pré-determinado, os alimentos são armazenados sob-refrigeração até serem encaminhados para um laboratório que realizará uma análise química.
4. Porque é importante conhecer os principais tipos de erros que podem ocorrer na avaliação do consumo alimentar? Cite três tipos de erros relacionados ao entrevistador e três relacionados ao entrevistado.
R: Pois eles podem auxiliar o nutricionista a contorná-los devidamente.
Erros - Entrevistador: Registro incorreto das respostas, escolha errada do método em relação ao que se quer analisar, omissão de perguntas ou pergunta facilitada induzindo a resposta.
Erros – Entrevistado: Falta de colaboração, falha de memória, erro