contabilidade empresaria
APS III apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 3º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação do professor Paulo Vinícius.
São José dos Campos
2014
INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho visa à compreensão dos diferentes métodos de inventariar as aquisições e vendas de mercadorias – operações com mercadorias – a fim de observar o resultado de acordo com o tipo de inventário utilizado e escolher o método que traga mais vantagens econômicas e financeiras para a empresa manter-se competitiva no mercado e, consequentemente, obter melhor desempenho do ponto de vista empresarial.
As operações com mercadorias constituem-se na atividade principal em grande parte das empresas comerciais, tornando-se imprescindível o estudo e a elaboração do método mais adequado que atenda tanto aos interesses do empresário quanto de parte do fisco, pois das transações com mercadorias decorrem tributos como IPI, ICMS, PIS e COFINS e suas peculiaridades no momento dos seus lançamentos e apuração.
Para entender na prática como ocorrem essas operações através da aplicação de diferentes métodos de inventário, criou-se uma empresa fictícia que recebeu o nome de Papelaria Sete Cores Comércio de Papéis Ltda., a qual foi enquadrada no regime de tributação pelo lucro presumido.
A fim de se obter mais clareza no resultado desse estudo, optou-se pela aquisição de um único produto, no caso, caderno.
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Operações com Mercadorias
As operações com mercadorias envolvem três grupos básicos de contas: ESTOQUES ou MERCADORIAS PARA REVENDA (conta patrimonial); CMV – CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (conta de resultado) e VENDA DE MERCADORIAS (conta de resultado). A utilização dessas três contas consiste no método da conta desdobrada.
Para