Sei lá
1 A importância de escrever bem.
O redator publicitário escreve. É o que se espera dele. E escreve sobre tudo. Portanto, é imprescindível que ele saiba de diversos assuntos. Para isso, esse profissional precisa de uma característica fundamental: gostar de se informar!
O redator precisa sempre estar em busca de informação, não ter preguiça de pesquisar, estar atento, atualizando-se sempre. Estar sempre lendo, ouvindo e assistindo diversas coisas.
Isso porque o redator vai escrever regularmente anúncios para mídias impressas e exteriores (jornais, revistas, cartazes, outdoors, painéis...), folders e folhetos em geral, roteiros de comerciais de rádio e TV, roteiros de filmes institucionais e de treinamento, mala direta, materiais promocionais diversos, banners e popups para internet, enfim, ele vai escrever anúncios para onde houver espaço para a palavra associada a algum tipo de comunicação comercial de natureza publicitária.
Portanto, estar com ouvidos e olhos atentos é o que fará com que surjam as grandes ideias. Sim, olhos atentos também serão importantes visto que o redator passa a maior parte do seu tempo em companhia do diretor de arte. É com ele que muita besteira será conversada até que se chegue numa grande sacada para determinado anúncio. E, a tempo, essa dupla pode pular de um anúncio de iogurte para uma campanha contra morte no trânsito num piscar de olhos. Por isso, a importância de se estar aberto e disposto a se envolver com temas variados. Dessa forma ao lado do vocabulário, a informação ampla e variada será sua matériaprima. E a única forma de conseguir informações variadas é pesquisando.
Pesquisar é algo que, se já não for, deverá se tornar hábito. E não se trata apenas da internet, ou da TV sempre ligada no mesmo canal, ou da música que o amigo do seu amigo postou no facebook e se transformou em viral na internet. A pesquisa vai além disso. Ela está nas ruas, nos outdoors