nutrição
A pirâmide alimentar foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA (É o órgão público que cuida da agricultura tendo como objetivo de desenvolver e executar políticas relacionadas à agricultura, promover o comércio de bens agrícolas, garantir a segurança alimentar, proteger os recursos naturais, apoiar as comunidades rurais e também garantir que as necessidades do povo estadunidense sejam atendidas.).Este órgão teve com o objetivo de ajudar a população a manterem uma alimentação menores e adequadas variando o consumo dos alimentos que possa fazer uma ingestão menor de colesterol e gorduras saturadas e a diminuição de açucares e tendo o aumento de frutas,legumes,verduras,grãos, para que assim possa diminuir os riscos de doenças crônicas,como, pressão alta,diabetes,obesidades e outros fatores de riscos.
Muito antes de a pirâmide ser construída, nutricionistas já tinha o conhecimento que algumas gorduras são essenciais para o nosso organismo e podem diminuir os ricos de doenças cardiovasculares se forem consumidos sem excesso. Segundo os cientistas foram encontrados poucas provas de que um alto consumo de carboidrato seria beneficente para o organismo.
A pirâmide americana não é única, o Brasil tem a sua também. A pirâmide americana possui seis divisões, a brasileira, oito. Ela também indica qual a quantidade suficiente de cada grupo para uma alimentação diária saudável. As porções devem ser medidas individualmente, dependendo das atividades diárias de cada um e o gasto energético.
A pirâmide dos anos 90, chegou-se à conclusão que poderia ser prejudicial a saúde por vários motivos como declarar a gordura totalmente prejudicial a saúde o que foi comprovado que alguns tipos como o azeite de oliva quando consumido em quantidade ideal melhoram a saúde.
A nova pirâmide alimentar foi atualizada em 2005,pelo Departamento de Nutrição de Saúde Pública da Universidade de Haverd.
A inovação da pirâmide em sua base