123456
Motivo: São manchas esbranquiçadas na camada de tinta geradas pelo arraste de sais solúveis alcalinos do reboco, (hidróxido de cálcio), a superfície pintada na presença de umidade ou pintada sobre reboco não curado.
Solução: Eliminar eventuais infiltrações e aguardar a secagem da superfície. Raspar a superfície afetada. Aplicar um ‘’Fundo Preparador de Paredes’’.
Saponificação.
São manchas que aparecem nas superfícies pintadas, provocando descascamento ou destruição da tinta.
Motivo: Alcalinidade natural da cal e do cimento que compõe o reboco. Essa alcalinidade na presença de certo grau de umidade, reage com acidez característica de alguns tipos de emulsão ou o ataque pelo intemperismo onde a tinta vai se deteriorando.
Solução: Raspar, escovar ou lixar a superfície, eliminando as partes soltas. Aplicar um ‘’Fundo Preparador de Paredes’’ e posteriormente o acabamento.
Desagregamento.
A película da tinta se destaca da superfície juntamente com o reboco que se apresenta esfarelado. Motivo: Este é um problema causado em função de infiltração de umidade na superfície, ou ainda pela aplicação de tinta sobre superfície de reboco não curado.
Solução: Eliminar todas as partes soltas do reboco com escova de aço e ou espátula. Caso exista imperfeições profundas (maiores que 3 mm de profundidade), deverão ser corrigidas com argamassa de cimento e areia e aguardar a cura e 30 dias. Aplicar um ‘’Fundo Preparador de Paredes’’ e posteriormente o acabamento.
Descascamento.
São várias as causas que podem provocar descascamento em uma pintura. Quando a pintura for executada diretamente sobre superfícies pulverulentas (soltando pó) como: caiação, partes soltas, poeira de lixamento da massa, reboco novo não curado ou selado, superfícies com reboco