123456
Sócrates não fala explicitamente sobre o papel do filósofo, mas entendo que ele demonstra o isso quando fala sobre os motivos de sua acusação: “Sócrates comete crime e perde a sua obra, investigando as coisas terrenas e as celestes, e tornando mais forte a razão mais débil, e ensinando isso aos outros”.
Esse é o papel do filósofo: investigar as coisas terrenas e celestiais e tornar mais forte a razão mais débil e ensinar isso aos outros.
2)Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”?
Sócrates demonstra, em vários trechos, como “porque o tempo em que estamos raciocinando juntos é brevíssimo”, que ele refletiu sobre a vida. E isso fez dele um homem justo e honesto.
Quando ele fala: “quando vos parecer que eles cuidam mais das riquezas ou de outras coisas do que da virtude. E,se acreditarem ser qualquer coisa não sendo nada, reprovai-os, como eu a vós: não vos preocupeis com aquilo que não lhes é devido.”
Acredito que ele dava mais valor às coisas que não pertenciam ao campo material, como: sabedoria, humildade, inteligência e conhecimento.
3)Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?
Ele disse:
“Mas, nem mesmo agora, na hora do perigo, eu faria nada de inconveniente, nem mesmo agora me arrependo de me ter defendido como o fiz, antes prefiro mesmo morrer, tendo-me defendido desse modo, a viver daquele outro.”
Ele não choraminga ou demonstra fraqueza, mas faz sua defesa por meio de analogia, levando as pessoas à racionalização.
EX:
Comete crime corrompendo os jovens
“- Oh! Que grande desgraça descobriste em mim! E responde-me: será assim também para os cavalos? que aqueles que os tornam melhores são todos homens e que só um os corrompe? ou será o contrário, que um só é capaz de os tornar melhores, e bem poucos aqueles que entendem de